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Dicas de Segurança

Para evitar ações de pessoas mal intencionadas, seguem algumas dicas de segurança tanto para quem está recebendo um documento de identificação quanto para aqueles que os portam no dia a dia:

  • Perda ou furto de documentos originais e/ou cópias

    Recomenda-se que o portador do documento procure imediatamente os postos policiais ou delegacias para registrar o boletim de ocorrência (BO). Esses serviços podem ser encontrados em delegacias e alguns estados já permitem registrar o BO pela internet. Além disto, deve-se também informar o mais breve possível os órgãos de proteção ao crédito (SERASA, SPC, CDL) sobre o ocorrido.

    A não observância destes pontos permite que fraudadores, de posse do seu documento, realizem adulterações que possibilitam a abertura de contas bancárias, contratação de financiamentos e serviços, aquisições de bens, etc. Estas fraudes geram sérios problemas não somente ao titular do documento,mas também à sociedade em geral.

  • Publicação de imagens e documentos pessoais nas redes sociais

    Evite apresentar publicamente as fotos utilizadas em seus documentos de identificação e seja prudente e cuidadoso com o tipo de informação que você publica na internet. A divulgação destes dados em blogs, redes de relacionamento (Orkut, Facebook, LinkedIn entre outros) facilitam a ação de fraudadores com a utilização das fotos em documentos falsos.

  • O comportamento do fraudador

    • O BrSafe já possui no seu fluxo de avaliação perguntas de cunho pessoal que em geral somente o titular do documento sabe responder.
    • É muito importante que o atendente, no momento da análise, procure identificar as reações do portador do documento. Pressa, ansiedade e/ou nervosismo, são exemplos de reações que podem indicar uma tentativa de fraude.
    • Por isso, a pessoa mais importante para evitar qualquer tipo de fraude é aquela que concretiza a venda, ou seja, o vendedor.
    • Quando houver suspeita de alguma irregularidade, este deve informar imediatamente a área de segurança da empresa ou do estabelecimento.